Seja bem-vindo. Hoje é

VOCAÇÃO E DEUS

VOCAÇÃO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS

São muitas as palavras usadas para expressar aquilo que sentimos dentro de nós como apelo ou vocação, ao que procuramos dar uma resposta ao longo da nossa vida. São palavras comuns que indicam coisas muito comuns, muito humanas: Vocação, apelo, grito, chamado, chamada, lembrete, convite, convocação, pedido, recado etc.
Existe uma vocação básica que abarca todas as outras. Essa vocação é ser Carlos, ser Maria, ser João, Raquel, Alberto e assim por diante. Nossa vocação principal é sermos humanos.
Quando falamos em vocação cristã ou religiosa, não podemos esquecer esta vocação fundamental de sermos uma parte da humanidade.
Analisando as várias vocações que aparecem na Bíblia, a preocupação será sempre a mais ampla possível: Ver a vocação como elemento básico e constitutivo da nossa existência humana, e não como um acréscimo que só pertence a poucos privilegiados.

Vocação

Escutar o chamado.
É muito comum e frequente sermos chamados pelo nome. Às vezes, somos chamados por alguém, mas não escutamos. Uma das condições para poder ouvir o chamado é saber fazer silêncio. Sem silêncio não se escuta nada.

O conteúdo deste módulo foi baseado no texto de Frei Carlos Mesters.

Compromisso
Responder ao chamado.
Alguém chama porque precisa de você. Você dá a sua resposta, se compromete e vai agindo. No fundo, tudo o que a gente faz na vida é resposta a um chamado, a uma vocação.

Juventude
O chamado rejuvenesce.

Abraão tinha 75 anos quando Deus o chamou. Era velho, mas foi ficando cada vez mais jovem. Respondendo ao chamado, a pessoa rejuvenesce! (cf. Is 40,30-31).



À luz da Palavra de Deus
Iluminar e aprofundar o chamado.

A Bíblia é a história da vocação de um povo. É o álbum das pessoas chamadas. É o espelho da nossa caminhada, a história da nossa vocação. Importa procurar, na Bíblia, uma luz para clarear esse fenômeno tão universal, tão comum, tão profundo e tão pouco conhecido.

A raiz da vocação
Deus tem vocação e, para ser fiel a ela, nos chama. Nossa vocação tem sua origem em Deus, ou seja, na vontade Dele se comprometer com a sua vocação. Isso nos ajuda e nos inspira a saber como responder à nossa vocação.
As resistências à vocação
A vocação suscita uma dupla reação em todos nós: aceitação e resistência. A pessoa quer aceitar, mas resiste: ou não crê, ou não quer, ou se engana. As resistências de Abraão e Sara, de Moisés e de Elias são exemplo de como superar as resistências e os fracassos da vocação.

Imagem de Deus e resposta à vocação
Na parábola do bom samaritano, a mesma situação fez um apelo a três pessoas diferentes: sacerdote, levita e samaritano. A resposta não foi a mesma. Por quê? Dependendo da posição social e da imagem que as pessoas fazem de Deus, elas reagem diferentemente diante dos apelos ou das vocações que vêm dos fatos da vida.

Juventude e vocação
Oséias e Gomer, um casal jovem, descobriu a vocação que vem de Deus na experiência do amor sincero que os unia. Jó, um velho rebelde, tornou-se portavoz das aspirações da juventude. São dois casos bem concretos, ambos com cabeça e coração de jovem.

Jesus, chamado por Deus, é fiel à sua vocação
Jesus viveu sua vocação ao longo de seus trinta e três anos. Foi descobrindo aos poucos, aprofundando e alargando o chamado de Deus em sua vida. Respondia aos apelos que, a cada momento, recebia do Pai. Ele mesmo dizia: “Eu faço o que o Pai me mostra que é para fazer” (Jo 12,50; 8,38).

Jesus chama pessoas para estarem com ele e irem em missão
Jesus chama outras pessoas para segui-lo no compromisso à mesma vocação: homens e mulheres, rapazes e moças, velhos e crianças. Somos discípulos e discípulas de Jesus, chamados por ele em vista da justiça e da paz no mundo.

A descoberta da vocação da Humanidade
A vocação para a qual a humanidade é constantemente chamada é a dignidade, a igualdade entre homem e mulher, o reconhecimento do Criador, o cuidado para com as criaturas e a boa convivência com todos e todas.


Atividades
Leitura: Leia o texto Juventude: vocação e compromisso à Luz da Palavra de Deus, de Carlos Mesters Prática: Reflita sobre a história da sua vocação pessoal a partir dos sete passos da vocação de Deus. Relacione esses sete passos descritos no texto Juventude: vocação e compromisso à Luz da Palavra de Deus e tente identificá-los em sua própria trajetória de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário