Seja bem-vindo. Hoje é

FRATERNIDADE

FRATERNIDADE 2008: UM ENFOQUE JUVENIL

A Campanha da Fraternidade 2008 tem como tema “Fraternidade e  defesa da vida”. O lema é: ”Escolhe, pois, a vida”. Essa iniciativa mostra a preocupação constante da Igreja com a valorização e promoção da vida e da dignidade humana. Nesse contexto, as questões relacionadas à juventude assumem um espaço significativo.
A falta de trabalho, estudo e moradia torna a vida de uma grande parcela dos jovens de nosso país ameaçada pelas mais diversas formas de violência. Essas ameaças aumentam quando o jovem é pobre, negro, mora na periferia, tem baixa escolaridade e pouca qualificação profissional.
Algumas estatísticas preocupantes:
Os homicídios são responsáveis por 39,7% das mortes, os acidentes de trânsito por 17,1% e os suicídios por 3,6%.
Em nível mundial, o Brasil é o país onde ocorrem mais mortes de jovem por armas de fogo.
No Brasil, 65% dos jovens entre 15 e 17 anos estão fora do ensino médio.
27% dos jovens entre 15 e 24 anos não estudam nem trabalham.

O conteúdo deste módulo foi baseado no texto de Rui Antônio de Souza.

A juventude não se apresenta como um momento breve, uma simples passagem para a vida adulta. É um tempo de construção, de participação no mundo social a partir de ações concretas. O mundo passa a ter significados cada vez mais diversificados e o jovem procura deixar sua marca em cada espaço novo que ocupa.

O conceito de juventude se alarga.

A cultura passa a ser uma aliada dos jovens por formas de
expressão e presença. No entanto, há também uma falta de projetos que acaba se transformando numa ausência de sonhos e utopias, jogando o jovem em crises de diferentes tipos como a “crise de limites” ou a “crise de objetivos”.
Apesar de haver pouca divulgação sobre o assunto, os jovens se organizam nos mais variados grupos juvenis, desenvolvendo múltiplas práticas de caráter cultural, estratégias de solidariedade e de intervenção na comunidade. Música, hiphop, teatro, meios alternativos de comunicação, entre outros, destacam-se como instrumentos em torno dos quais a juventude se mobiliza.
A partir dessas linguagens, se expressam desejos e visões de mundo.
Também são retratadas realidades como a marginalização, o desemprego, a repressão policial, a falta de perspectivas e mesmo iniciativas de defesa da vida.

“Há tempos são os jovens que adoecem, há tempos o
encanto está ausente e há ferrugem nos sorrisos; só o acaso
estende os braços a quem procura abrigo e proteção”.
Há tempos, de Renato Russo

Entre as formas de organização juvenil está a Pastoral da Juventude, que tem reunido jovens em todo o Brasil e se articula em torno de cinco princípios: O verso do poeta traz para o presente a responsabilidade de renovação de nossa história, tornando-a jovem e linda. Nada de “país do futuro” ou velhas práticas que apenas acentuam a falta de cuidado com a juventude.

Oferecer possibilidades aos jovens é investir no maior projeto de construção de um país melhor, com mais justiça social, ética, igualdade, cooperação, solidariedade, enfim, vida digna para todos.

* Protagonismo juvenil
* Seguimento de Jesus
* Opção pelos jovens pobres
* Pedagogia libertadora
* Ação transformadora

“De olho no futuro nós estamos, é a
vida que amamos e buscamos...

Miremos bem no espelho da memória,
faremos jovem e linda nossa história”.

Zé Vicente

Atividades

No Caminho da Vida, um Enfoque Juvenil para a Campanha da Fraternidade 2008 de Rui Antônio de Souza, disponível em Prática: Conheça a realidade dos jovens da sua comunidade e região. Como vivem?
Como é sua família, escola, trabalho e lazer? O que motiva a sua participação na Igreja e ilumina a sua ação pastoral? Em que (quem) depositam a esperança? Que estratégias podemos usar para mobilizar e organizar os jovens da nossa comunidade ou bairro em vista da defesa da vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário